Governo do Estado

Processos DGF


número & ano
Ex.: 012342009

Usuários On-line

Nós temos 41 visitantes online
Símbolo da DGF PDF Imprimir E-mail
Ter, 22 de Junho de 2010 09:05

I - Descrição Heráldica do Símbolo da Diretoria Geral de Finanças:

1. O Símbolo da Diretoria Geral de Finanças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro representa a Administração Financeira e Contábil da Corporação.

2. A representação do enaltecimento ao valor descrito no item anterior constará de um modelo de espaço com fundo branco na parte inferior do escudo, onde estará inserida em sua parte interior a engrenagem, o globo terrestre e a folha de Acanto, da seguinte forma:
2.1. A engrenagem na cor cinza e o globo terrestre circunscrito em azul claro, todos esses elementos ligados ao trabalho, capital e administração econômico-financeira que representam o processo propulsor do progresso.
2.2. A folha de Acanto dourada ao centro, que em grego lê-se Akantos, planta da família das dicotiledôneas, flores brilhantes e têm suas folhas largas verdes e recortadas de forma irregular. Nas legiões guerreiras da Roma Antiga, os magistrados eram nomeados diretamente pelo Imperador para cuidar das finanças militares tanto na paz quanto na guerra, os quais autenticavam documentos através de um sinete com as características do Acanto. A folha de Acanto então se tornou o símbolo da Intendência.

3. O símbolo da Diretoria Geral de Finanças deverá ter as medidas longitudinais máximas de 19 mm de altura e 20 mm de largura, observadas as devidas proporções entre as dimensões das figuras que compõem o conjunto, e as linhas que contornarão os desenhos do conjunto serão tênues e douradas.


II – Desenho do Distintivo da Diretoria Geral de Finanças:

 

simbolo da DGF