Governo do Estado

Processos DGF


número & ano
Ex.: 012342009

Usuários On-line

Nós temos 38 visitantes online
PERFIL - Diretoria Geral de Finanças do CBMERJ PDF Imprimir E-mail
Qui, 17 de Junho de 2010 00:00

Segundo a Lei n° 250 de 02/07/79 (Lei de Organização Básica - LOB) a Diretoria Geral de Finanças é“o órgão de Direção setorial do Sistema Financeiro, incumbido de realizar as atividades específicas e assessorar o Comandante Geral na supervisão das atividades financeiras dos Órgãos da Corporação e na distribuição dos recursos orçamentários”.

Nesse sentido, a Diretoria desempenha todas as atividades relacionadas ao repasse de recursos orçamentários relacionados ao pessoal ativo, e algumas relativas ao pessoal inativo da Corporação. A orientação legal advém da Lei n° 279 de 26/11/1979, onde estão definidos todos os direitos relacionados à remuneração dos bombeiros militares.

Assim, compete especificamente à DGF:

1) Solicitar recursos financeiros para pagamento dos vencimentos individuais dos bombeiros militares da ativa e inativos;
2) Realizar o controle dos dados cadastrais que influenciem na remuneração individual (incidência de gratificações e/ou descontos);
3) Realizar repasse de verbas às unidades administrativas que possuem rancho e às unidades de saúde;
4) Definir as diretrizes de controle de gastos e efetivamente controlar os gastos das unidades administrativas que recebem verbas, através da conferência de seus balancetes.

A Missão da DGF propriamente dita

A missão institucional é a razão de ser da organização. O detalhamento da Missão da DGF é muito importante, mas é necessário ter clareza e consenso em relação ao que se quer atingir, e às prioridades do que se quer oferecer. Isto feito, a missão da Unidade pode ser detalhada de forma sucinta e objetiva.

A definição da Missão da DGF levou em consideração a Análise dos ambientes externo e interno realizada pela equipe de desenvolvimento do Plano de Comando.Após diversos e calorosos debates e considerações pelos membros da equipe, conseguiu-se consolidar uma Missão para a DGF, de maneira a constituir uma das bases do desenvolvimento do Plano de Comando.